Abordagem metodológica da etnografia visando o trabalho com os letramentos

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE LETRAS



A abordagem metodológica da etnografia visando o trabalho com os letramentos



Artigo 1

a) Os relatos de campo de Eduardo Afonso Vasconcelos Correia Carvalho, descritos em planos de aula, apresentam aspectos que demonstram a preocupação dos participantes da pesquisa acerca da importância de construir um “lugar de fala”, em que, a partir do papel do professor de criar espaços de mais protagonismo ao aluno, exista um espaço no qual o discente possa ser desafiado a constituir-se como sujeito com mais voz social, possuindo uma liberdade de pensamentos.

·         “Os alunos também puderam sugerir livros, assim como falar aos colegas o que eles abordam. Espontaneamente, uma conversa sobre literatura se iniciou.” (P. 15)

·         “Após isso, com vários títulos dispostos na lousa, duas votações entre os alunos foram responsáveis por definir “O Guia do Mochileiro das Galáxias” (sugestão dos bolsistas) como a obra norteadora do projeto de leitura.” (P.15)

·         “Os estudantes se mostraram mais atentos nos momentos em que puderam interagir, sinalizando que aprendem melhor quando conseguem participar e não apenas receber.” (P.15)

·         “A possibilidade de decidirem sobre obra de que mais gostassem foi empolgante para eles, que responderam bem aos nossos estímulos e propiciaram o cenário de uma aula agradável.” (P.15)

·         “Também foi um momento de entender que tipo de leitura cada estudante realiza ou se interessa.” (P.15)

·         “Tratamos dos termos e expressões que vinham surgindo naquele início de obra, de maneira a iniciar um tratamento mais amplo com a língua, com a   intenção de mostrar que os estudantes dispõem da língua e podem muito com ela.” (P.16)

·         “Chamando atenção para o estilo do autor, tentamos fazer com que a linguagem leve e divertida do livro os inspirasse a iniciar um outro tipo de relação com o código, tanto para a produção de textos, como para a apreciação literária.” (P.16)

 

b) A partir dos relatos de Karolayne Carella Dimonte, recortados da avaliação do seu plano de aula, nota-se a presença da ideia de “saber estar com!” de Winkin, visto que há uma percepção e aceitação do grupo acerca da necessidade de mudança no planejamento para acolher toda a demanda de alunos, visando um maior engajamento destes.

·         Encontro 3. Escolha de outra entrada para o primeiro contato com a obra selecionada. Respaldados na Pedagogia Transmídia, optou-se por uma realização de sessão de cinema do filme “O Cão dos Berkervilles”, acompanhada de atividade escrita. (P. 271)

·         “Os alunos não prestaram muita atenção no início, mas depois começaram assistir ao filme e até faziam comentários entre si. Para a atividade, foi necessário que todos os bolsistas ajudassem os alunos, pois eles não tinham muita criticidade na hora de formular as respostas.” (P. 272)

·         “O gênero escolhido foi o cordel, não apenas pela proximidade que os alunos têm dessa manifestação uma vez que faz parte da cultura local, mas também porque eles manifestam de várias formas um gosto pelos cordéis” (P.272)

·         “No início foi difícil, os alunos não conseguiam produzir, mas, quando mostramos mais outros exemplos de cordéis, eles começaram a fazer também. Alguns grupos produziram cordéis muito elaborados, ficamos felizes”. (P.272)

Artigo 2

a)

·         “De fato os livros escolhidos pelas turmas foram os não canônicos... A partir daí, nós e os demais bolsistas buscamos criar uma rede de incentivo à leitura, mostrando aos alunos diversos tipos de textos que poderiam ser produzidos a partir dos livros escolhidos por eles.” (P. 123)

·         “Os alunos puderam relacionar, ainda que indiretamente, o livro trabalhando no projeto com o poema do escritor alagoano”. (P. 124)

·         “A partir da discussão feita em sala, acerca do poema, os alunos começaram a produzir seus próprios textos, dentro da proposta transmídia, que trata de novos produtos que são criados a partir de um texto base”. (P. 124)

·         “A escola desejava a leitura dos clássicos universais, mas que acabamos alterando para uma visão mais centrada no aluno e na comunidade”. (P. 127)

·         “Houve, também, aqueles que postergavam a entrega de seus trabalhos que não mostravam envolvimento e isso nos preocupou bastante, pois corríamos o risco de não conseguir auxiliá-los em suas produções.” (P. 128)

 





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