Abordagem metodológica da etnografia visando o trabalho com os letramentos
·
“Os alunos também puderam sugerir livros,
assim como falar aos colegas o que eles abordam. Espontaneamente, uma conversa
sobre literatura se iniciou.” (P. 15)
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“Após isso, com vários títulos dispostos
na lousa, duas votações entre os alunos foram responsáveis por definir “O Guia
do Mochileiro das Galáxias” (sugestão dos bolsistas) como a obra norteadora do
projeto de leitura.” (P.15)
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“Os estudantes se mostraram mais atentos
nos momentos em que puderam interagir, sinalizando que aprendem melhor quando
conseguem participar e não apenas receber.” (P.15)
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“A possibilidade de decidirem sobre obra
de que mais gostassem foi empolgante para eles, que responderam bem aos nossos
estímulos e propiciaram o cenário de uma aula agradável.” (P.15)
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“Também foi um momento de entender que
tipo de leitura cada estudante realiza ou se interessa.” (P.15)
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“Tratamos dos termos e expressões que
vinham surgindo naquele início de obra, de maneira a iniciar um tratamento mais
amplo com a língua, com a intenção de
mostrar que os estudantes dispõem da língua e podem muito com ela.” (P.16)
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“Chamando atenção para o estilo do autor,
tentamos fazer com que a linguagem leve e divertida do livro os inspirasse a
iniciar um outro tipo de relação com o código, tanto para a produção de textos,
como para a apreciação literária.” (P.16)
b) A partir dos relatos de Karolayne Carella Dimonte, recortados da avaliação do seu plano de aula, nota-se a presença da ideia de “saber estar com!” de Winkin, visto que há uma percepção e aceitação do grupo acerca da necessidade de mudança no planejamento para acolher toda a demanda de alunos, visando um maior engajamento destes.
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Encontro 3. Escolha de outra entrada para
o primeiro contato com a obra selecionada. Respaldados na Pedagogia Transmídia,
optou-se por uma realização de sessão de cinema do filme “O Cão dos
Berkervilles”, acompanhada de atividade escrita. (P. 271)
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“Os alunos não prestaram muita atenção no
início, mas depois começaram assistir ao filme e até faziam comentários entre
si. Para a atividade, foi necessário que todos os bolsistas ajudassem os
alunos, pois eles não tinham muita criticidade na hora de formular as respostas.”
(P. 272)
· “O gênero escolhido foi o cordel, não apenas pela proximidade que os alunos têm dessa manifestação uma vez que faz parte da cultura local, mas também porque eles manifestam de várias formas um gosto pelos cordéis” (P.272)
· “No início foi difícil, os alunos não conseguiam produzir, mas, quando mostramos mais outros exemplos de cordéis, eles começaram a fazer também. Alguns grupos produziram cordéis muito elaborados, ficamos felizes”. (P.272)
Artigo 2
a)
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“De fato os livros escolhidos pelas turmas
foram os não canônicos... A partir daí, nós e os demais bolsistas buscamos
criar uma rede de incentivo à leitura, mostrando aos alunos diversos tipos de textos
que poderiam ser produzidos a partir dos livros escolhidos por eles.” (P. 123)
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“Os alunos puderam relacionar, ainda que
indiretamente, o livro trabalhando no projeto com o poema do escritor alagoano”.
(P. 124)
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“A partir da discussão feita em sala,
acerca do poema, os alunos começaram a produzir seus próprios textos, dentro da
proposta transmídia, que trata de novos produtos que são criados a partir de um
texto base”. (P. 124)
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“A escola desejava a leitura dos clássicos
universais, mas que acabamos alterando para uma visão mais centrada no aluno e
na comunidade”. (P. 127)
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“Houve, também, aqueles que postergavam a
entrega de seus trabalhos que não mostravam envolvimento e isso nos preocupou
bastante, pois corríamos o risco de não conseguir auxiliá-los em suas
produções.” (P. 128)
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